O valor fundamental da direção espiritual

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “o valor fundamental da direção espiritual”.
 
O que é a direção espiritual?
 
A direção espiritual é uma ajuda que nos dá um sacerdote para crescermos espiritualmente. Todos nós somos como uma pedra bruta ao nascer, e, pouco a pouco, essa pedra vai sendo lapidada, isto é, vamos evoluindo. A meta é que dessa pedra bruta, no final, reste apenas a pedra preciosa que se encontra aí dentro. Assim, crescer ou evoluir espiritualmente é ir lapidando a pedra bruta que somos nós, e essa tarefa é fundamental.
 
Não é verdade que a falta de evolução espiritual:
– nos deixa tristes, por não sermos melhores?
– nos tira a paz, por não sermos tão equilibrados?
– nos impede de trabalhar melhor, por sermos desorganizados ou pouco focados?
– nos impede de nos relacionarmos melhor com os outros, por falta de paciência, de compreensão?
– nos impede de sermos melhores irmãos, melhores pais, melhores amigos, por faltar-nos muitas virtudes?
– nos deixa muito fracos, muitas vezes ansiosos, inseguros, por não termos tanta fé, tanta confiança em Deus?
 
Sem evolução espiritual ficamos achatados, limitados, tolhidos. Numa palavra: ficamos menos felizes.
 
Quais são os campos do crescimento espiritual? São dois: o campo humano e o campo espiritual.
 
a) campo humano
 
Nesse campo estão as virtudes humanas, como a paciência, a alegria, a ordem, a constância, o otimismo, o amor, a compreensão, a serenidade, o bom humor etc.
 
Todos nós podemos crescer, evoluir, em todas as virtudes. Por exemplo: não é verdade que seria muito bom se conseguíssemos estar mais alegres, apesar das circunstâncias da vida? Ninguém gosta de ficar triste, abatido. Não é bom para nós e não é bom para os outros. Pois bem, sem o auxílio de um diretor espiritual é muito difícil crescer na alegria, pois ele nos ajudará a nos conhecermos melhor, a identificar os inimigos da nossa alegria.
 
b) campo espiritual
 
Aqui estão todos os aspectos que se relacionam com Deus: a fé, a confiança em Deus, a oração, o amor a Deus, os seus mandamentos, os sacramentos etc.
 
Sem Deus, nós somos os seres mais frágeis deste mundo. Por outro lado, Deus é a Força, a Alegria, a Paz, o Amor. Quanto mais nos aproximarmos de Deus, mais força, alegria, paz, amor e todos os seus dons teremos. Qual de nós, por exemplo, não gostaria de ter uma fé gigante, para não esmorecer diante de nenhuma dificuldade?
 
E esse aproximar-se de Deus, sem a ajuda de um diretor espiritual, não é nada fácil. Como o diretor espiritual já luta por estar cada vez mais perto de Deus há muitos anos, ele sabe qual é o caminho que se deve percorrer e as dificuldades que podemos encontrar.
 
Olhando as coisas desse modo, só um tonto despreza uma direção espiritual, não é verdade? Ela não só fará esse bem enorme para nós como também para o mundo, pois, se nos tornarmos melhores, puxaremos para cima todos aqueles que cruzarem o nosso caminho. Vale a pena!!!
 
Uma semana abençoada a todos!
 
Padre Paulo


Sobre o autor