O valor incalculável da confissão

Olá todos!
Eis a ideia para vocês refletirem essa semana:o valor incalculável da confissão”.

Como vocês sabem, ontem começou a Semana Santa. Do ponto de vista da igreja, esta é a semana mais importante do ano, pois recordamos nela os acontecimentos mais importantes da vida de Cristo.

Ontem lembramos a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém montado num jumentinho. Como sabemos, Ele foi aclamado pelas pessoas da cidade com ramos e com o cântico do Hosana.

Nos próximos dias Jesus passará a maior parte do tempo dentro do Templo de Jerusalém fazendo as suas últimas pregações. Isso será na segunda-feira, na terça-feira e na quarta-feira. Na quinta-feira será a famosa Última Ceia onde Jesus fará o lava-pés, instituirá a Eucaristia, instituirá o sacramento da ordem e celebrará a primeira missa.

Depois da Última Ceia, Jesus irá rezar no Horto das Oliveiras e será preso. Será julgado e condenado à morte por afirmar ser o próprio Deus, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Na sexta-feira de manhã será coroado de espinhos, flagelado e crucificado, morrendo às 3hs da tarde.

Na manhã do domingo ressuscitará conforme havia dito, dando testemunho da sua divindade.

O que a igreja nos aconselha que façamos nessa semana? Que façamos uma boa confissão, pois Deus quer ressuscitar no nosso coração. A confissão nos traz a Vida. O pecado, como sabemos, nos afasta de Deus.

Por que, às vezes, tendo tudo, não somos felizes? Pois Deus não está morando plenamente na nossa alma. É por isso que a palavra “entusiasmo” vem do grego e significa “in” “theos”, isto é, Deus dentro. Assim uma pessoa entusiasmada, muito, muito feliz, é uma pessoa que tem Deus dentro do seu coração.

De fato, esta é uma promessa de Jesus para aqueles que o amam: “Aquele que me ama, nós (a Santíssima Trindade) viremos a Ele e nele faremos morada” (João 14, 21). Mas para que isto aconteça, precisamos limpar a alma do pecado, pois ele nos afasta de Deus.

A confissão nos deixa maravilhosamente bem. Isto me faz lembrar de um amigo pianista que ensaiando junto com um pianista argentino famoso, lhe disse que a melhor coisa que poderia fazer antes do concerto era fazer uma boa confissão. O pianista ficou surpreso, principalmente porque já fazia muitos anos que não se confessava. O argumento do amigo era convincente: para produzir uma bela música é preciso estar com a alma bela. Aceitou a proposta, confessou-se e foi ao concerto. No final, revelou ao amigo que aquele havia sido o melhor concerto da sua vida. Não poderia ser diferente, pois a confissão deixa a alma elevadíssima!!!

Para fazer uma boa confissão sugiro seguir o seguinte roteiro:
https://app.fecomvirtudes.com.br/confissao/

Outro bom propósito que podemos tirar para estes dias é o de assistir às cerimônias da Semana Santa, isto é, a cerimônia da Quinta-Feira Santa, da Sexta-Feira Santa e do Sábado-Santo (que vale pelo domingo de Páscoa).

Uma Santa Semana Santa a todos!!!

Padre Paulo 

Sobre o autor