Gostaria de falar esta semana sobre a oração de petição.
Muitas são as questões que temos sobre as petições que fazemos a Deus:
– qual é a sua importância?
– será que sou egoísta quando peço coisas pessoais?
– será que Deus ouve mesmo?
a) comecemos pela sua importância
Para entendermos a sua importância, temos que lembrar de um fato fundamental na nossa relação com Deus: Deus é nosso Pai! Ora, o que um pai mais quer na relação com o seu filho? Ajudá-lo. Um bom pai sente-lhe frustrado quando um filho não pede nada. Outro dia mesmo pedi algo para meu pai e ele me disse em seguida: estou aqui para isso. É como se quisesse dizer: para que serve o meu braço de pai, meu filho, se não é para te proteger e ajudar? Peça-me o que quiseres que estou aqui para isto! Portanto, pedir coisas a Deus torna-se importante, pois mostra que vivemos uma relação saudável com o nosso Pai.
b) será que sou egoísta quando peço coisas pessoais?
Quantas pessoas me dizem: não peço a Deus nada para mim, só agradeço. Eu diria que esta atitude é louvável, mas não é natural de um filho para com seu pai. O natural é pedir algumas vezes, coisas pessoais. É o que Jesus disse, por exemplo, à Gabrielle Bossis, no livro “Ele e eu”:
3 de febrero de 1939. “Meu Pai, o Pai Celestial, é mais teu Pai que teu pai da terra. Acredite que isto é sempre assim!” Eu lhe dizia: Senhor, sou tão miserável que nem sequer sei que necessidades tenho. Respondeu-me: “Considera-me como teu Provedor. Por que não me pedes coisas? Não tens confiança em Mim que sou todo Poderoso, que sou o Amor? Tenha sempre uma confiança perdida, como de um filho pequeno”.
E, em outra ocasião disse também a ela: “Já sabes que sempre te escuto; então, porque não me pedes mais coisas?”.
Portanto, não há nenhum mal de pedir coisas pessoais. Mas, como é lógico, nossa principal preocupação deve ser o próximo.
c) Deus me escuta?
Esta resposta já está respondida pelas palavras que coloquei acima, ditas por Nosso Senhor à Gabrielle Bossis.
O que digo às pessoas e que diziam todos os santos: Deus sempre nos escuta!!! Não há nenhuma oração que não ouça. Aliás, nem sequer necessitamos pedir, pois Deus já sabe o que precisamos. Mesmo assim, quer que peçamos.
Mas, porque não atende o meu pedido? Por várias razões:
– porque ainda não convém
– porque está esperando para nos dar coisas maiores
– porque enquanto isso estamos rezando e isso é muito bom para nós
– porque quer que cresçamos em muitas virtudes que crescem pelo fato de esperarmos a sua graça
– porque pode ser que o que estamos pedindo não faça bem para nós
Ou seja, Deus sempre nos escuta só que a sua sabedoria é maior do que a nossa.
Que estas palavras nos sirvam para aprendermos a estabelecer uma relação maravilhosa com Deus-Pai que ama tanto a nossa petição.
Uma boa semana a todos e que Deus vos abençoe!
Pe. Paulo