Oração da Madre Teresa – I

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “oração da Madre Teresa – I”?

A Madre Teresa de Calcutá é uma das pessoas mais santas do nosso século e uma das maiores autoridades no que diz respeito à sabedoria humana por tudo o que ela fez ao longo da sua vida pelo ser humano.

Gostaria de comentar nas próximas semanas uma oração de sua autoria que é extremamente simples e profunda. A oração é esta:

* * *

O dia mais belo: hoje
A coisa mais fácil: errar
O maior obstáculo: o medo
O maior erro: o abandono
A raiz de todos os males: o egoísmo
A distração mais bela: o trabalho
A pior derrota: o desânimo
Os melhores professores: as crianças
A primeira necessidade: comunicar-se
O que traz felicidade: ser útil aos demais
O pior defeito: o mau humor
A pessoa mais perigosa: a mentirosa
O pior sentimento: o rancor
O presente mais belo: o perdão
O mais imprescindível: o lar
A rota mais rápida: o caminho certo
A sensação mais agradável: a paz interior
A maior proteção efetiva: o sorriso
O maior remédio: o otimismo
A maior satisfação: o dever cumprido
A força mais potente do mundo: a fé
As pessoas mais necessárias: os pais
A mais bela de todas as coisas: O AMOR!

* * *

É muito bonita, não é verdade!!! Que sabedoria se encerram nestas palavras!!!
Comecemos por comentar a primeira frase:

O dia mais belo: hoje
. De fato, que sabedoria contém estas palavras!!! Muitos de nós insistimos em viver ou no passado ou no futuro, esquecendo de viver o dia de hoje que é o que temos nas mãos. Vivendo no passado, vivemos tristes pois o passado já passou. Vivendo no futuro, vivemos angustiados pelo seu temor, por sua expectativa etc. A sabedoria é viver o dia de hoje, com seu encanto e a sua simplicidade. Fazer do dia de hoje uma ocasião para amar a Deus e ao próximo.

Segunda frase: a coisa mais fácil: errar
. Outra grande sabedoria!!! A Madre Teresa está nos trazendo para a realidade: somos frágeis e pecadores. Há pessoas que não aceitam isso, e por isso sofrem muito. Nada mais saudável do que aceitar que somos pouca coisa. Como a consciência desta realidade nos liberta!!! Temos que parar de fazer teatro querendo mostrar para os outros que somos “perfeitos”, quando não o somos.

Terceira frase: o maior obstáculo: o medo
. Quantas pessoas ficam paralisadas pelo medo!!! Medo de arriscar, de falar, de se comprometer, de sofrer etc. A Madre Teresa teve que vencer medos muito grandes: medo de renunciar todos os seus sonhos e projetos pessoais para entregar toda a sua vida para Deus, quando Ele a pediu; medo de cumprir a sua missão, que foi dificílima: cuidar dos pobres, mais pobres, cuidar daqueles que ninguém quer cuidar por que dá asco, dá nojo, vira o estômago. Cuidar dos pobres abandonados num canto qualquer cheio de vermes, cuidar de um pobre cheio de lepra cheirando mal etc. A Madre Teresa soube vencer estes medos e cumprir a sua missão. Que saibamos também nós, com a ajuda de Deus, vencê-los, sejam quais forem.

Pensemos com calma nestas palavras da Madre Teresa que farão um grande bem para nós. Nas próximas semanas comentaremos as outras.

Um ano cheio de bênçãos para todos!

Padre Paulo