Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “por que ir à missa – I”
Durante muitos séculos predominou a cultura da autoridade: autoridade dos pais, autoridade dos superiores, autoridade da igreja etc. Os pais, por exemplo, exerciam sua autoridade e os filhos obedeciam e pronto. Isso porque havia a consciência de que o superior é superior e, sendo assim, ele sabe mais, tem mais experiência da vida. Havia a consciência de que o superior, de alguma maneira, representa Deus, que é a suma autoridade.
Dessa forma, durante séculos, os pais religiosos diziam aos filhos: “Vocês têm que ir à missa e pronto”. Ao filho ou à filha nem cabia questioná-los sobre isso. Porém, nas últimas décadas, a sociedade experimentou uma verdadeira revolução em vários aspectos, e também neste da autoridade. Hoje os filhos conversam com os pais e os questionam de igual para igual. Aquela distância entre pais e filhos, entre superior e inferior estabelecida pela autoridade praticamente desapareceu.
Hoje ninguém mais gosta de ouvir uma frase assim: “Você tem que ir à missa e pronto”. Hoje nós queremos uma explicação para as coisas. Para fazermos algo, é preciso que aquilo tenha sentido para nós.
Eu acho muito bom que isso tenha acontecido, pois assim, se fazemos algo, o fazemos não por mera obrigação, mas com consciência, sendo mais livres.
E aí é interessante agora colocar-nos no lugar de Deus e tentar entender por que Deus estabeleceu o mandamento segundo o qual devemos ir à missa todo domingo.
Em primeiro lugar, podemos dizer que a palavra “mandamento”, pensando nos dez mandamentos, não tem o sentido com o qual estamos habituados, de obrigação fria, sem questionamento. Não, Deus não quer isso. Deus quer algo livre, feito por amor. Eu penso que a melhor frase para dar o verdadeiro significado à palavra mandamento é esta: “Você quer ser feliz? Então faça isso!”. “Você quer ser feliz, então siga estes dez conselhos.”
Assim Deus diz sobre a missa: “Você quer ser feliz? Então vá à missa todo domingo”.
De fato, é isso que Deus quer quando nos aconselha a ir à missa todo domingo. E agora, então, podemos nos perguntar: por que ir à missa todo domingo nos faz felizes?
A missa nos faz felizes porque é um momento sublime de amor. E amar e ser amado é o que mais preenche o nosso coração. Nada nos realiza mais do que o amor. E, quanto mais especial for quem amamos e mais especial for quem nos ama, mais felizes nos sentimos.
A missa é um momento de, nada mais nada menos, amar e ser amado pela pessoa mais especial que existe em todo o universo: o próprio Deus.
Continua na próxima semana…
Uma semana abençoada a todos!
Padre Paulo