Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “preparação para o Natal – III”.
Vamos continuar a nossa preparação para o Natal. Gostaria de falar nesta semana sobre o maior presente que podemos dar a Jesus Cristo no Natal: fazer uma boa confissão.
Quando se aproxima o aniversário de nascimento de Jesus, não é verdade que temos que pensar no presente que vamos dar ao aniversariante? Dias antes do Natal, ao atender as pessoas, eu costumo perguntar para elas que presente elas darão ao Menino-Jesus. Quase todas ficam perplexas. Acho interessante ver como praticamente ninguém pensa nisso. Mas é algo que deveríamos pensar, pensar no Menino-Jesus e o que Ele gostaria de receber.
O que dizem os santos sobre o presente que mais agrada a Jesus? Todos são unânimes em dizer: a confissão.
Por que a confissão é o melhor presente?
Porque o que deseja Jesus Cristo em cada Natal é nascer ou entrar mais a fundo em nosso coração. Ir tomando posse por completo do nosso coração. E Deus vai tomando posse dele à medida que ele vai se tornando mais puro, mais livre de todo pecado e de toda má inclinação. O pecado e as más inclinações são as realidades que impedem o reinado de Deus na nossa alma. Tanto mais pecado, menos Deus. Tanto menos pecado, mais Deus. E há alguns pecados inclusive que expulsam Deus do nosso coração. Estes são os pecados mortais. Os pecados que não expulsam Deus da nossa alma são os pecados veniais. Falemos um pouquinho deles.
O que Jesus nos ensinou sobre o pecado mortal? Ensinou-nos que são tão graves que provocam a morte da alma, isto é, provocam a expulsão de Deus da alma. Que coisa, não é verdade? Como é possível que um pecado possa fazer com que Deus vá embora da nossa alma? Para entenderemos isso, basta pensar na vida humana. Também na vida humana há pecados graves ou gravíssimos que levam o ofendido a cortar o laço de amor com quem o ofendeu. E este laço é restabelecido só quando o ofensor pede perdão e se arrepende das suas faltas com um arrependimento sincero e profundo. Com Deus acontece a mesma coisa. Sem o nosso arrependimento sincero e profundo, não pode estar unido a nós, apesar de continuar nos amando. Assim, se queremos que o Menino Jesus esteja no nosso coração, devemos pedir perdão de todos os nossos pecados mortais. As pessoas que estão nesse estado são objeto da principal preocupação do Menino-Jesus. Ele quer voltar a nascer nesses corações.
Nesse sentido, é muito importante sabermos quais são os pecados que Deus considera mortais. Dou aqui alguns exemplos (devemos depois procurar nos informar melhor a este respeito): faltar à missa nos domingos e dias de guarda, quando não há um motivo grave para isso, como estar doente ou impossibilitado de locomoção. Faltar gravemente à caridade com alguém. Cometer adultério. Causar um grave dano a alguém seja por palavras ou por atos. Pecar contra a castidade como, por exemplo, ter relações com alguém antes do casamento, consentir no prazer da vista ao olhar imagens ou vídeos indecentes, buscar o prazer sexual no próprio corpo etc.
E o que Jesus nos ensinou sobre os pecados veniais? Ensinou-nos que eles não são graves, não cortam a nossa união íntima com Ele, mas o ofendem e impedem a posse plena de Deus na nossa alma. Por isso devem ser objeto também da nossa confissão. Vejamos alguns exemplos: falar mal de alguém, comer mais do que o necessário, responder de maus modos, perder a paciência, dizer uma mentira leve etc.
A confissão é, portanto, fundamental para a limpeza do nosso coração. Nem se diga se temos pecados mortais! É por isso que Deus deseja muito que nos confessemos com frequência e que façamos uma confissão caprichadíssima para o Natal.
Nesse sentido, vocês não imaginam a alegria que sente o Menino Jesus quando um filho seu se aproxima da confissão quando faz anos que não se confessa. O Menino Jesus pula de alegria!!! Pois: “haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência (que se confessa) do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento (que não necessitam da confissão)” (Lc 15, 7).
Falando da confissão, lembro-me de uma história simpática sobre ela. Uma vez uma senhora se aproximou do confessionário numa igreja, ajoelhou-se e começou a falar os seus pecados. Só depois de uns minutos percebeu que dentro do confessionário não havia nenhum sacerdote. Saiu do confessionário dando gargalhadas dessa situação cômica pensando que já estava ficando gagá. Uma moça que não se confessava havia uns bons anos e estava com certo medo de se confessar, vendo essa senhora sair do confessionário dando gargalhadas, pensou: nossa, a confissão é realmente uma maravilha; olha só como essa senhora saiu feliz. No domingo seguinte, vendo um sacerdote entrar no confessionário, foi até ele e se confessou. No final da missa viu aquela senhora e foi agradecer-lhe, porque graças a ela havia se animado a se aproximar desse sacramento. Essa senhora ouviu surpresa o comentário desta moça e sorrindo no seu interior pensou: que maravilha, como Deus faz as coisas! Acabou contando o que realmente acontecera e as duas morreram de rir e agradeceram muito a Deus.
Vamos dar essa alegria ao Menino Jesus neste Natal! Acudamo-nos ao sacramento da confissão e veremos Jesus antes do seu nascimento já começar a fazer festa, a dar pulos de imensa alegria no seio da Virgem Santíssima!
Link para preparar a confissão: https://exameconfissao.wordpress.com/
Uma santa semana a todos!!!
Pe. Paulo