Preparação para o Natal – IV: oração para a noite de Natal

Olá a todos!

Como última mensagem de preparação para o Natal, gostaria de sugerir uma oração para ser feita na noite de Natal. Será uma forma de “cristianizar” esta festa e fazê-la muito perto de Deus.

Um santo Natal a todos!!!

* * *

Em nome do Pai…

Que alegria estarmos todos aqui reunidos para celebrarmos mais uma vez o nascimento de Cristo.

Os céus estão em festa. Os anjos cantam sem cessar: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade.

São Lucas, no seu Evangelho, nos transmite como foi o nascimento:

Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria.
 
Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. Também José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida.
 
Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.
 
Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura. E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina).
 
Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou.
 
Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino.
 
Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores.
Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração. Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito (São Lucas 2, 1-20).
 
Vamos olhar para esse Menino que é todo doçura. Não é verdade que Ele quer que o abracemos, o comamos de beijos e mais ainda que o coloquemos dentro do nosso coração?

Não há dúvida, é isso mesmo que Ele quer. Mas não podemos esquecer que o nosso coração tem muitas portas. Não é assim tão fácil dEle entrar. As portas são empecilhos, obstáculos que o impedem de entrar. Podemos em cada Natal pensar assim: qual é a porta que devo abrir para o Menino-Jesus desta vez?

Puxa:
– acho que minha porta é dedicar mais tempo a Deus, não estou dedicando muito tempo a Ele;
– acho que minha porta é começar a ir à missa todo domingo; vou de vez em quando, mas não todo domingo;
– acho que minha porta agora é estar unido a Deus durante todo o dia perguntando a Ele o que Ele quer que faça;
– acho que minha porta agora é lutar contra a minha impaciência; estou sendo muito impaciente e tornando o ambiente da minha família muito pesado;
– acho que minha porta agora é o perdão; tenho muita dificuldade de perdoar, de tirar as mágoas do meu coração.

Que cada um de nós veja neste Natal qual é a porta que está sendo obstáculo para Deus entrar mais a fundo na nossa alma. Se fizermos isso, o Menino-Jesus ficará muito feliz, pois estará pouco a pouco chegando no centro quentinho do nosso coração, ficando cada vez mais aquecido. E nosso Natal será então realmente um santo Natal, com muita paz e muito amor.

Pai-Nosso. Ave-Maria. Glória ao Pai.

Cânticos apropriados…

NOITE FELIZ

Noite feliz, Noite feliz,
O Senhor, Deus de amor,
pobrezinho nasceu em Belém.
Eis na lapa Jesus, nosso bem.
Dorme em paz, ó Jesus.
Dorme em paz, ó Jesus.

Noite feliz, noite feliz
Ó Jesus, Deus da luz
Quão afável é teu coração
Que quiseste nascer nosso irmão.
E a nós todos salvar
E a nós todos salvar.

Noite feliz, noite feliz
Eis que no ar vem cantar
Aos pastores e anjos do céu
Anunciando a chegada de Deus
De Jesus o Salvador
De Jesus o Salvador.