Quaresma

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “Quaresma: como vivê-la”.

Como vocês sabem, na quarta-feira, passada, Quarta-Feira de Cinzas, começou a Quaresma.

O que é a Quaresma?

É um período de preparação para a Páscoa. A festa da Páscoa é tão importante que a Igreja nos recomenda que a preparemos com 40 dias de antecedência. Já falaremos mais para a frente sobre a Páscoa. Basta lembrar que é a maior festa da Igreja, pois é o dia em que Jesus nos salvou, nos libertou do pecado, nos abriu novamente as portas do Céu.

Como se vive a Quaresma?

Através da famosa recomendação da Igreja: oração, jejum, penitência e esmola

Não se assustem! Deus, normalmente, não pede que façamos nada além do ordinário.

Oração: procurar rezar um pouco mais do habitual. Quem não reza nada, procure rezar alguma coisa, uma oração antes de deitar, ao acordar. Quem já faz algumas orações, procure unir-se mais a Deus ao longo do dia.

Jejum: está indicado para quem é maior de idade até os 60 anos. Os dias especiais de jejum são a 4f de Cinzas e a 6f da Paixão (6f antes da Páscoa). Nestes dias, basta comer um pouco menos do que o habitual. Por exemplo: um café frugal, almoço normal, jantar reduzido. Nestes dias também se faz a abstinência, ou seja, não comer carne. Está indicado para quem tem maior do que 14 anos.

Penitência: a penitência é um sacrifício que se oferece a Deus. Se Deus não nos pede nada de extraordinário, podemos fazer sacrifícios como estes: acordar na hora certa, não repetir a comida, comer menos doce, tomar menos refrigerante, sorrir mais, não reclamar, ser pontual, guardar as coisas no lugar, etc.

Esmola: na sua essência, consiste em fazer obras de caridade. Não devemos esquecer que a caridade começa em casa, com os nossos familiares.

Viver a Quaresma nada mais é do que colocar em prática o que dissemos acima. E qual é o grande fruto da Quaresma. É, como dizia o Papa João Paulo II, Jesus Cristo. Quem vive a Quaresma ganhará um grande presente, o melhor de todos os presentes: aproximar-se mais de Jesus Cristo.

Que Deus vos abençoe!

Pe. Paulo.

Sobre o autor