Gostaria de falar esta semana sobre o Advento.
Como muitos de vocês sabem, ontem foi o primeiro domingo do Advento. O tempo do Advento marca o início da preparação para o Natal.
A igreja, preocupada em que nos preparemos muito bem para o Natal, oferece quatro semanas de preparação que são as quatro semanas do Advento.
A igreja quer que, desde já, entremos no clima de preparação. Todos nós sabemos que o Natal é uma grande festa, e como toda grande festa, se não há um cuidado, uns preparativos, uma certa concentração, não se tira proveito dela.
Por que o Natal é uma festa muito grande?
Porque não só comemoramos o nascimento de Cristo, que é Luz e Paz para este mundo, como receberemos uma chuva de graças do Céu para que Ele renasça no coração de cada um de nós. Ou seja, não é só uma comemoração, uma lembrança, mas Cristo “realmente” virá aos nossos corações, renascerá, desde que abramos as portas para Ele.
Por isso, experimentamos este clima tão “mágico” do Natal: um clima de paz, de alegria, de fraternidade, de amor, etc.
Por isso, convido a todos vocês a entrarem desde já neste clima de preparação porque isto dependerá da quantidade de graças que vamos receber no dia de Natal.
E esta preparação é um desafio. É um desafio:
– porque estas últimas semanas são as mais intensas do ano
– porque a festa de Natal está muito comercializada
– porque a festa de Natal está muito paganizada (outro dia uma mãe manifestava a preocupação com o Papai Noel, pois os seus filhos só falam nele e nem sequer falam do Menino-Jesus; comentou, então, que vai conseguir uma imagem do Papai Noel ajoelhado e adorando o Menino-Jesus)
Para preparar-nos para o Natal, dou os seguintes conselhos valiosos:
1. Fomentar a expectativa do nascimento de Jesus, a partir de hoje, rezando muitas vezes por dia esta jaculatória: “Vem Senhor Jesus, não tardes”!
2. Oferecer um presente para o Menino-Jesus: algo que nós vamos melhorar daqui até o Natal para que Cristo nasça num coração um pouco melhor. Por exemplo: não vou mais reclamar, vou sorrir mais, vou ser mais pontual, vou pedir desculpas quando ofendo alguém, vou procurar pensar mais nos outros, vou assistir à Missa todo domingo, etc.
3. Além da árvore de Natal, montar um bom Presépio em casa com toda a família. Será uma excelente ajuda para entrar pelos olhos o que acontecerá no dia 25 de dezembro. Muitos têm o hábito de fazer oração diante do Presépio nos dias que antecedem o Natal. E depois do Natal, meditam nas lições do nascimento.
4. Procurar fazer uma boa confissão para o Natal.
Para ajudá-los nesta preparação, nas próximas mensagens falarei sobre as portas que precisam ser abertas para que o Menino-Jesus entre nos nossos corações.
Uma santa preparação para o Natal para todos!
Pe. Paulo