O valor da fé

Gostaria de falar esta semana sobre a .
 
A fé é uma das virtudes mais importantes para se adquirir na vida.
 
Pois sem fé:
– somos as pessoas mais frágeis do mundo;
– todos os obstáculos nos parecem instransponíveis;
– nossa vida fica sem sentido;
– a dor torna-se mais dolorosa;
– a doença torna-se mais terrível;
– o fracasso torna-se mais cruel, etc, etc.
 
Uma boa imagem que poderíamos fazer da fé é a seguinte: uma pessoa de fé é uma pessoa que está num avião voando junto com Deus a 10km de altura, vendo tudo lá de cima.
 
O fato de estarmos junto com Deus dá uma imensa paz. O fato de estarmos a 10km de altura nos dá a convicção de que tudo lá em baixo é pequeno. Mesmo o obstáculo mais elevado, o Everest, não passa de uma pequenina elevação. O fato de estarmos voando a uma velocidade bem alta, a 900km/h faz com que tudo que está na terra passe rápido, mesmo os momentos mais dolorosos da nossa vida.
 
Pensando nesta imagem, uma pessoa sem fé se assemelha a uma galinha. Vocês já viram uma galinha voar? É um espetáculo autenticamente ridículo. Tudo para ela é um obstáculo, mesmo uma elevação de 30cm (a trajetória da sua vida é um mar de obstáculos). Quando voa, deixa penas para tudo quanto é lado. Sua autonomia é baixíssima. Logo cai no chão.
 
Vendo as coisas assim, o que preferimos: estar a 10km de altura voando com Deus ou ser uma galinha que não para de cacarejar?
 
Aumentemos, portanto a nossa fé!!!
 
Para aumentar a nossa fé, é importante saber que a fé não é um sentimento. Frases como esta são erradas: “sinto que perdi a fé”, “sinto que estou com fé”. A fé não se sente, se tem!!!
 
A fé se apoia na razão, não no sentimento: se apoia na certeza (apoiada na razão e ajudada pela graça) de que Deus existe e na certeza de que tudo o que falou é verdadeiro.
 
“Se apoia na certeza de que Deus existe, é onipotente e é nosso Pai”.
 
Deus “existe” e, portanto:
– não sou um grão de poeira perdido no espaço!
 
Deus é “onipotente” e, portanto:
– pode tudo! Pode fazer o milagre que quiser na hora que quiser!
– nada pode contra Ele! Pois tudo o que existe, foi Deus quem criou!
 
Deus é “Pai” e, portanto:
– me ama muito, muito, muito, muito…
 
Avivemos a nossa fé e andaremos de outra maneira no mundo. Avivemos a nossa fé estudando sobre Deus e sobre a vida de Jesus Cristo. Os que quiserem aprofundar na fé, sugiro este blog:
 
Uma santa semana a todos!

Pe. Paulo

Sobre o autor