Orações de abandono – III

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “orações de abandono –  III”.

A terceira oração de abandono que gostaria de comentar, na verdade, não é uma oração, mas uma passagem da vida de Jesus em que Ele nos conduz ao abandono, à confiança ilimitada nEle.

Esta passagem da vida de Cristo é conhecida como “A tempestade acalmada”. Ela aparece no Evangelho de São Mateus, São Marcos e São Lucas. Vejamos, por exemplo, esta cena descrita por São Lucas (Lucas 8, 22-24):

A tempestade acalmada


(= Mt 8,18.23-27 = Mc 4 ,35-41)


22 Num daqueles dias ele subiu com os seus discípulos a uma barca. Disse ele: Passemos à outra margem do lago. E eles partiram.

23 Durante a travessia, Jesus adormeceu. Desabou então uma tempestade de vento sobre o lago. A barca enchia-se de água, e eles se achavam em perigo.
24 Aproximaram-se dele então e o despertaram com este grito: Mestre, Mestre! Nós estamos perecendo! Levantou-se ele e ordenou aos ventos e à fúria da água que se acalmassem; e se acalmaram e logo veio a bonança.
25 Perguntou-lhes, então: Onde está a vossa fé? Eles, cheios de respeito e de profunda admiração, diziam uns aos outros: Quem é este, a quem os ventos e o mar obedecem?

Se juntarmos o que os outros evangelistas descrevem, São Mateus e São Marcos, esta cena ficaria assim:

À tarde daquele dia, disse-lhes: Passemos para o outro lado.

Durante a travessia, Jesus adormeceu.
De repente, desencadeou-se sobre o mar uma tempestade tão grande que as ondas cobriam a barca. Ele, no entanto, dormia.
Jesus achava-se na popa, dormindo sobre um travesseiro. Eles acordaram-no e disseram-lhe: Mestre, não te importa que pereçamos?
A barca enchia-se de água, e eles se achavam em perigo.
Aproximaram-se dele então e o despertaram com este grito: Mestre, Mestre! Nós estamos perecendo! Levantou-se ele e ordenou aos ventos e à fúria da água que se acalmassem; e se acalmaram e logo veio a bonança.
E Jesus disse: Por que esse medo, gente de pouca fé?
Eles, cheios de respeito e de profunda admiração, diziam uns aos outros: Quem é este, a quem os ventos e o mar obedecem?

Vamos mergulhar nesta cena para captar toda a sua beleza e profundidade.

Jesus está dormindo na barca, provavelmente devido ao cansaço de um dia de trabalho. De repente começa a se avizinhar uma tempestade tremenda. O vento passa a soprar mais forte. Tudo vai ficando escuro. O mar vai se agitando cada vez mais. Muita água começa a entrar na barca. Jesus continua a dormir. Chega uma hora em que os apóstolos se dão conta de que aquela tempestade os levará à morte. E aí, apavorados, acordam Jesus: “Mestre, salva-nos, pois vamos morrer”!

Jesus acorda e, como é o Senhor do Céu e da Terra, ordena que os ventos e a fúria das águas se acalmem. Vem a bonança. Estando agora tudo calmo, volta-se para os apóstolos: “Homens de pouca fé, por que duvidastes? Por que temeis?”.

O que Jesus está querendo dizer? Podemos a partir dessa ideia elaborar uma oração:

Meu filho, minha filha, você nunca deve temer, pois Eu estou sempre junto de ti. Eu estou na barca da tua vida. Mesmo que venha uma tempestade tremenda na tua vida, tu não deves temer, não deves perder a paz. Eu que sou o Criador de todo o universo estou junto de ti. Aos teus olhos, em algumas ocasiões, pode até parecer que eu estou dormindo, que eu não estou te ouvindo, mas não é verdade. Nada escapa aos meus olhos. Confie em mim. Não temais.

Que essa passagem da vida de Cristo fique gravada profundamente em nossa vida e que ela alimente sempre a nossa fé, a nossa confiança, o nosso abandono em Deus.

Uma santa semana a todos!

Padre Paulo 

Sobre o autor