Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “os 10 mandamentos”.
Alguém poderia perguntar: por que Deus estabeleceu que os 10 mandamentos que Ele nos deixou são estes que conhecemos e não outros? Essa é uma pergunta muito importante.
Em primeiro lugar, vale a pena relembrar quais são:
1º. Amar a Deus sobre todas as coisas.
2º. Não tomar seu santo nome em vão.
3º. Guardar os domingos e festas.
4º. Honrar pai e mãe.
5º. Não matar.
6º. Não pecar contra a castidade.
7º. Não furtar.
8º. Não levantar falso testemunho.
9º. Não desejar a mulher do próximo.
10º. Não cobiçar as coisas alheias.
Uma maneira muito simples de entender por que os 10 mandamentos são esses é pensar no exemplo do engenheiro que cria uma máquina de lavar roupas. Quando essa máquina estiver pronta, o que o engenheiro fará? Fará, como sempre, um manual de instruções. Como ele bolou esse equipamento, certamente sabe o que deve ser feito e o que deve ser evitado para que funcione perfeitamente e dure o máximo de tempo possível. Por exemplo: não deixe a máquina ao relento, coloque sabão em pó, troque as juntas depois de tantas horas de uso, limpe a sujeira grossa das roupas antes de colocá-las na máquina, não ponha objetos inadequados para lavar, não deixe a máquina em funcionamento por mais de tantas horas etc.
Da mesma forma, Deus nos criou e elaborou um manual de instruções. Esse manual são os 10 mandamentos. Quem melhor do que Ele para saber o que convém e o que não convém?
Algumas pessoas ficam incomodadas com o fato de ter regras, de ter de seguir esses mandamentos na relação com Deus. Precisamos dizer a essas pessoas que as regras fazem parte da nossa vida. Não podemos escapar delas. Devido à nossa natureza, sempre que quisermos fazer o bem, será necessário estabelecer regras. Por exemplo: namorar. Não existe namoro sem regras! Chegar pontualmente ao encontro, não faltar com o respeito, ser fiel, falar a verdade etc.
As regras são necessárias, pois elas são um guia, um norte. Alguém comparava também as regras às sinalizações de uma estrada. Uma estrada está cheia de regras, de sinalizações: cuidado com a curva, dirija a tantos quilômetros por hora, desça engrenado etc. Mas essas regras são um guia, uma ajuda para que nós possamos chegar ao destino, que é o nosso objetivo. Da mesma forma, se eu quero amar a Deus, amar o próximo, exercer uma função numa empresa, numa família, terei de cumprir determinadas regras.
Lembro-me de uma vez, quando andava na estrada Petrópolis-Rio de Janeiro, que vi uma placa que dizia: “Acredite na sinalização!”. Aquilo ficou muito marcado para mim! Acredite na sinalização! Acredite nos 10 mandamentos! Deus deixou as placas, os mandamentos, para sermos felizes. O que devo fazer agora é acreditar neles, vivê-los, incorporá-los em nossa vida.
E posso dizer com conhecimento de causa: os mandamentos nos conduzem a uma enorme felicidade!!! Vale a pena!!!
Que nesta semana vejamos quais mandamentos não estamos vivendo, e que comecemos a incorporá-los em nossa vida.
Uma santa semana a todos!
Padre Paulo