Páscoa

Olá todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “o significado da Páscoa”.

Como no próximo domingo comemoraremos a Páscoa, gostaria de falar desta vez sobre o seu significado.

A palavra Páscoa significa passagem. Era comemorada já no Antigo Testamento como a maior de todas as festas, pois foi o dia em que Deus “passou” por entre os homens de modo especialíssimo: libertando o seu povo da escravidão do Egito, depois de 400 anos vivendo sob este jugo.

Jesus Cristo, vindo à terra, decidiu ressuscitar justamente no dia da festa da Páscoa para realizar uma nova passagem: libertar-nos de uma escravidão ainda maior, a escravidão do pecado.

Por isso, a Páscoa, é a maior de todas as festas cristãs. Ela é tão grande que:
– é preparada com 40 dias de antecedência
– é comemorada durante 50 dias posteriores ao Domingo de Páscoa; de modo especial pela semana seguinte, conhecida como Oitava da Páscoa.
– a semana que a antecede é a semana mais rica do ano: a Semana Santa

São Paulo faz uma teologia sobre o Domingo de Páscoa, sobre a Ressurreição do Senhor, que é extraordinária.

São Paulo diz o que representou a Ressurreição de Cristo. Representou a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. Cristo morreu, mas ressuscitou: venceu a morte. Desta forma, São Paulo diz que:
– se Cristo ressuscitou, já não há mais morte; Cristo transforma a morte em vida!
– com Cristo já não há mais morte, isto é, já não há mais nada que possa significar a morte, pois Ele transforma a morte em vida

O que pode significar a morte, por exemplo?
– a própria morte
– o pecado
– a doença
– os becos sem saída que podem aparecer na nossa vida (problemas que parecem que não têm mais solução), etc.

O que São Paulo dirá sobre isto? Que nada disto, a partir da Ressurreição de Cristo, é morte, pois Cristo transforma tudo em vida:

– transforma a própria morte em vida; de fato, com a Ressurreição de Cristo a morte passa a ser salvação, passagem para a outra Vida com maiúscula, para o Reino dos Céus;

– transforma o pecado em vida; de fato, com a Ressurreição, Cristo abre uma porta salvadora para o pecado: o sacramento da confissão;

– transforma a doença em vida; de fato, com a Ressurreição, a doença passa a ser meio de santificação, de um crescimento na união com Cristo;

– transforma os becos se saída em vida: de fato, com a Ressurreição, Cristo nos promete a sua companhia e o seu auxílio para resolver todos os nossos problemas.

Ou seja, a Páscoa é portadora da maior de todas as mensagens que o homem pode receber: a mensagem da esperança! Mais ainda, é o fundamento de toda esperança: a vitória de Cristo sobre a morte, sobre tudo que possa significar a morte.

Festejemos, portanto, a Páscoa a plenos pulmões! Mas não esqueçamos: “com” Cristo, venceremos. Portanto, façamos o propósito de “estar com Ele”, isto é, colocá-lo em primeiro lugar na nossa vida.

Uma santa Páscoa a todos!

Pe. Paulo.

Sobre o autor