Preparação para o Natal – I

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “preparação para o Natal – I: Nossa Senhora”.
 
Vamos começar hoje a nossa preparação para o Natal. Todos nós que temos um pouco de fé temos o desejo de nos preparar muito bem para esta que é uma das maiores festas da Igreja.
 
Pensei desta vez em preparar-nos para o Natal olhando em primeiro lugar para Nossa Senhora, depois para São José, depois para os pastores e, por fim, para os animais que farão o cortejo para o Menino Jesus na gruta de Belém.
 
Comecemos por olhar para Nossa Senhora.
 
Nossa Senhora foi quem melhor se preparou para receber Jesus. Isso é assim porque, além de ser a criatura mais perfeita a sair das mãos de Deus, ela seria a mãe de Jesus, e amor de mãe é inigualável.
 
Imaginem a expectativa de Maria no dia de hoje, faltando menos de um mês para o nascimento do seu Filho! Não é verdade que ela não conseguiria pensar em outra coisa a não ser no nascimento daquele Menino que se tornaria o Salvador do mundo?
 
Aqui já temos uma lição: que nada tire nosso foco do nascimento de Jesus nos próximos dias!!!
Muitas coisas acabam por ocupar o foco da nossa vida: as preocupações sobre o que vestir, o que comer; as preocupações financeiras; a ansiedade de dar conta de todos os nossos compromissos etc. Em suma: preocupações terrenas. Mas essas preocupações, como sabemos, não são as mais importantes da nossa vida. Tudo isso passa. Muitas vezes vamos sentir a dor de ter deixado o nosso estômago ter sido corroído por coisas que passam.
 
Lembro-me de uma pessoa que, sendo muito jovem, teve um ataque cardíaco e esteve a ponto de morrer. Depois ela me disse: agora só me preocupo com o fundamental. Não perco mais a cabeça pelas ninharias do dia a dia.
 
Que bom seria se também pudéssemos ter a cabeça no fundamental. E o nosso fundamental é Deus, pois Deus é o permanente, Deus é o futuro. Pensar em Deus é preparar-se para a vida que será eterna, que é a vida decisiva, a mais importante.
 
Que, olhando para Nossa Senhora, nós pensemos: onde está a minha cabeça? Onde está o meu foco? Jesus dizia uma frase que nos faz pensar muito, que dá muito pano para a manga: “Onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração” (Mateus 6, 21). Onde tem estado o meu coração? Qual tem sido o meu tesouro? Não há dúvida de que o tesouro de Nossa Senhora era e é Jesus, por isso ela não tirava o olhar dEle.
 
Para fomentar a expectativa no nascimento de Cristo, sugiro repetir daqui até o Natal esta frase: “Vem Senhor Jesus, não tardes”!
 
Preparando o nascimento do seu Filho, não há dúvida também de que Maria prepararia toda a sua casa. Nós também podemos preparar a nossa casa com os enfeites natalinos típicos desta época: a árvore de Natal, a coroa do Advento, a guirlanda na porta da casa, o presépio. Fazendo isso, entrará pelos olhos a lembrança de onde devemos ter a cabeça nos próximos dias.
 
Como sabemos, o Natal será tanto melhor quanto melhor for a nossa preparação. Façamos o propósito de começar a partir de hoje uma intensa preparação. Vale a pena!!!
 
Uma santa semana a todos!
 
Padre Paulo