Santa Missa (II)

Conforme prometi na última mensagem, gostaria de comentar um pouco as impressionantes palavras do Padre Pio sobre a Missa.
O Padre Pio, por ser o único sacerdote estigmatizado, foi o sacerdote que se identificou, podemos assim pensar, de modo mais perfeito com a Missa. De fato, a Missa para o Padre Pio era totalmente especial: via o que ocorre em toda Missa, mas que estão vedados aos olhos humanos.
A minha Missa, por exemplo, é igual a de vocês, no sentido de que não vejo nada de extraordinário. O que vejo são as pessoas que estão assistindo à Santa Missa, vejo o altar, enfim, o que todo mundo vê. No entanto, o Padre Pio via o que ocorre na Santa Missa, mas nossos olhos não veem.
O Padre Pio via na Missa o que sabemos que está lá presente de um modo extraordinário:
– a Santíssima Trindade
– o Céu inteiro: os anjos e os santos; de modo especial Nossa Senhora
– as almas do Purgatório
– toda a Paixão, Morte, Ressurreição e Ascensão de Jesus Cristo aos Céus
Comentou, por exemplo, numa ocasião, que Nossa Senhora fica durante a Missa atrás do sacerdote, do seu lado direito.
Nestas palavras que citei na semana passada, o Padre Pio fala da Paixão de Cristo que nela ocorre. De fato, o cume da Missa, apesar de não vermos com os nossos olhos, é a renovação da Paixão, Morte, Ressurreição e Ascensão de Jesus Cristo aos Céus. De um modo misterioso somos transportados para Jerusalém e vivenciamos estes acontecimentos de Cristo como se estivessem ocorrendo agora.
Por isso, o Padre Pio diz:
– que a Missa é um complemento da paixão de Jesus
– que devemos ver na Missa o Calvário
E o mais impressionante é o que diz sobre os seus sofrimentos na Missa:
– que sofre na Missa tudo o que sofreu Jesus na Paixão, de modo proporcionado, quanto é possível a uma criatura humana
– que sofre a coroação de espilhos
– que na Missa ele não está de pé, está suspenso com Jesus na Cruz
Fiquem tranquilos que estes sofrimentos físicos durante a Missa só ocorriam com o Padre Pio. É que na verdade, na Missa, Cristo morre na Cruz e o sacerdote representa Cristo. Eu, ou um sacerdote normal, morre com Jesus na Cruz durante a Santa Missa, mas sem sofrer nada fisicamente nem ver nada de extraordinário.
Comento tudo isto para que amemos mais a Santa Missa!
A Missa, como dizia, é um autêntico “espetáculo da fé”!!! Não há palavras para descrever o seu valor.
Saibamos que para um cristão, a vida verdadeira não é somente aquela que vemos com os nossos olhos. Vivemos mergulhados em realidades sobrenaturais: na presença de Deus a nosso lado, na companhia dos anjos, na graça que recebemos continuamente, nos mistérios da fé que ocorrem nos sacramentos, etc.
Saibamos transcender a realidade material que vemos na Missa (os bancos, as pessoas, o altar) e mergulhemos numa autêntica realidade sobrenatural. Quem vive pegado à terra não vê nenhum valor na Santa Missa!!!
Vendo o que o Padre Pio via na Missa, perguntem a ele se esquecia de celebrá-la. Pelo contrário: desejava-a ardentemente. Não via a hora de estar aos pés do altar.
Peçamos a Deus que nos dê um profundo amor pela Missa, que a entendamos cada vez mais e que não deixemos de assisti-la todo domingo. Veremos que Deus não errou mais uma vez preceituando o terceiro mandamento do decálogo.
Uma santa semana a todos!

Pe. Paulo.

Sobre o autor