Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “viver o dia de hoje”.
Que conhecidas são estas palavras de Cristo que estão no livro de São Mateus (Mt 6, 34):
“Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes?
Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros, e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? Qual de vós, por mais que vos esforçais, pode acrescentar um só côvado à duração de vossa vida? E por que vos inquietais com as vestes?
Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
Não vos aflijais, nem digais: ‘Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos?’ São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas essas coisas vos serão dadas em acréscimo.
Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”.
Quantas pessoas encontram a paz lendo essas palavras de Jesus!!! E é muito interessante o que Ele diz no final: “Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”.
Que grande sabedoria é esta: viver o dia de hoje!!!
Quantas pessoas vivem aflitas, inseguras com o que pode acontecer no dia de amanhã! E o que Deus nos diz? “Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã”!
Isso não significa que nós não devemos planejar o dia de amanhã, que nós não devemos pensar no futuro. Claro que devemos planejar, pensar no futuro, mas devemos deixá-lo nas mãos de Deus, vivendo muito mais no dia de hoje, que é o que temos, do que no amanhã, que nem sequer sabemos se chegará.
Antigamente havia um famoso adágio latino que dizia assim: “age quod agis”. Significa justamente isto: faça o que deve fazer agora, e não se preocupe com o depois, porque é o agora que se tem na mão.
Viver o hoje, o agora, é uma grande sabedoria!!! Pois:
– o amanhã não sabemos se chegará;
– é o agora que temos em nossa mão;
– o que Deus nos pede é que o amemos, e nós só o amamos no agora;
– ficar no passado ou no futuro é ficar deslocado, descentrado;
– o dia de hoje é fácil de ser levado, pensando principalmente quando o peso da vida está grande;
– afligir-se com o futuro é falta de confiança em Deus.
Façamos o propósito de cuidar do dia de hoje e basta!!! Foquemos a nossa vida em amar a Deus, no presente, no agora, que é o que realmente importa nesta vida.
Uma santa semana a todos!
Pe. Paulo