Catequese sobre os mandamentos – I: os mandamentos são conselhos

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “os mandamentos são conselhos”.
 
O Papa Francisco, em 2018, fez uma catequese sobre os mandamentos muito interessante. Gostaria de, nas próximas mensagens, transmitir alguns trechos dessa catequese que nos ajudarão a ver com outros olhos os mandamentos.
 
* * *
 
No início do capítulo 20 do livro do Êxodo lemos — e isto é importante: «Deus pronunciou todas estas palavras» (v. 1).
 
Parece uma abertura como outras, mas na Bíblia nada é banal. O texto não diz: “Deus pronunciou estes mandamentos”, mas «estas palavras».
 
A tradição judaica chamará sempre ao Decálogo “as dez Palavras”. E o termo “decálogo” quer dizer exatamente isto (…)
 
Por que o Autor sagrado usa, precisamente aqui, o termo “dez palavras”? Por que não diz “dez mandamentos”?
 
Que diferença existe entre um comando e uma palavra? O comando é uma comunicação que não requer diálogo. A palavra, ao contrário, é o meio essencial do relacionamento como diálogo. Deus Pai cria por meio da sua palavra, e o seu Filho é a Palavra que se fez carne. O amor alimenta-se de palavras, como também a educação (…) Os mandamentos são palavras de Deus: Deus comunica-se nestas dez Palavras e aguarda a nossa resposta.
 
Uma coisa é receber uma ordem, outra coisa é sentir que alguém procura falar conosco (…)
 
Vejamos o que aconteceu no início (da Criação). O tentador, o diabo, quer enganar o homem e a mulher neste ponto: quer convencê-los de que Deus lhes proibiu comer o fruto da árvore do bem e do mal para mantê-los submissos. (…) Mas Deus é um déspota que proíbe e obriga, ou é um pai que cuida dos seus filhos e os protege contra a autodestruição? É uma palavra ou um comando? A mais trágica das várias mentiras que a serpente diz a Eva é a sugestão de uma divindade possessiva — “Deus não quer que tenhais liberdade”. Os acontecimentos demonstram dramaticamente que a serpente mentiu (cf. Gn 2, 16-17; 3, 4-5), levando a crer que uma palavra de amor fosse uma ordem.
 
O homem está diante desta encruzilhada: Deus impõe-me as coisas ou cuida de mim? Os seus mandamentos são apenas uma lei ou contêm uma palavra, para cuidar de mim? Deus é patrão ou Pai? Somos vassalos ou filhos? Deus é Pai: nunca vos esqueçais disso! Até nas situações mais negativas, pensai que temos um Pai que ama todos nós.
 
(…) Todo o Cristianismo é a passagem da letra da Lei para o Espírito que vivifica (cf. 2 Cor 3, 6-17). Jesus é a Palavra do Pai, não a condenação do Pai. Jesus veio para salvar com a sua Palavra, não para nos condenar.
 
(…) Os mandamentos são o caminho para a liberdade, porque constituem a palavra do Pai que nos liberta neste caminho. O mundo não tem necessidade de legalismo, mas de cuidado. Precisa de cristãos com coração de filhos (que veem no Decálogo o cuidado de um Pai que quer a nossa felicidade).
 
* * *
 
Uma santa semana a todos!!!
 
Padre Paulo M. Ramalho
falar.paulo@gmail.com
site.fecomvirtudes.com.br
https://www.instagram.com/fecomvirtudes/?hl=pt-br
Para receber minhas reflexões, instale o TELEGRAM e inscreva-se aqui:  https://t.me/padrepaulo
*******************
Padre Paulo M. Ramalho – Sacerdote ordenado em 1993. Cursou o ensino médio no colégio Dante Alighieri. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce. Atende direção espiritual na igreja Divino Salvador, Vila Olímpia, em São Paulo.